Curso de extensão: Práticas e metodologia do Letramento Visual no ensino de Português como L2.

Curso de Extensão na UFSCar visa as práticas e metodologias da Educação Bilíngue para surdos
Curso de extensão: Práticas e metodologia do Letramento Visual no ensino de Português como L2.
Nesse curso, ministrado pela Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística, Profa. Talita Nabas, serão apresentados alguns recursos e materiais didáticos, pensados e elaborados para o ensino do português como segunda língua para alunos surdos da rede básica de educação.
A proposta é compartilhar novas ideias e novas estratégias que estabeleçam sentido e criem um contexto em relação aos conteúdos exigidos na escola regular brasileira.
As inscrições ficarão abertas de 7 a 10 de outubro, via formulário. Para se inscrever, clique aqui.
O curso terá duração de 3 semanas e será dividido em 3 etapas, sendo:
10 a 24 de outubro – fórum e interação online (assíncrono via Classroom);
25 de outubro – aula síncrona – apresentação dos materiais didáticos e propostas de atividades bilíngues (ministrante: Prof.ª Mestranda Talita Nabas);
26 de outubro a 4 de novembro – avaliação e feedback final – via preenchimento de uma questionário (google form) – e compartilhamento dos materiais apresentados no curso.
Ao final do curso, o inscrito receberá automaticamente (após preenchimento do form de avaliação) o certificado de participação com carga horária de 120hs em parceria com a UFSCar e com o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
O Curso será ministrado pela prof.ª Talita Nabas, professora Surda oralizada, Especialista em Educação Especial com Foco em Surdez, atuante na Emebs Neusa Bassetto da SME-SP, professora de Língua portuguesa como L2 no contexto Bilingue, e Mestranda do PPGL-UFSCar, integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS-INES), e que atualmente pesquisa e elabora materiais bilíngues voltados ao uso do letramento visual e dos diversos recursos visuais e tecnológicos no ensino de PL2.
Durante o curso será solicitado, por meio de TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido), a participação dos inscritos na pesquisa de mestrado da professora Talita Nabas. Sendo assim, após a apresentação dos materiais por ela produzidos, os inscritos serão convidados a validar e contribuir em relação ao uso e aplicabilidade do material proposto, por meio de um questionário. Além disso, após a participação na pesquisa, serão ofertados alguns modelos de materiais bilíngues já usados nas aulas de PL2 nos níveis do fundamental I e II no contexto de escola bilíngue para surdos.
Como perfil para esse curso, buscamos diversos profissionais da educação de surdos, para proporcionar a troca de experiências e diálogos em relação aos desafios e inúmeras possibilidades de atuação no ensino e aprendizagem de crianças surdas.
Convidamos você para fazer parte dessa jornada!
Formulário de inscrição: https://forms.gle/K5Dqyf4dn4KjLgsbA


