Educação

Alexandre Melo de Sousa, Patrícia Elisângela Cristiane Lima, Layane Rodrigues de Lima e Cristiane Batista do Nascimento I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Mesa redonda “O currículo emergente em diferentes contextos de aprendizagem”
 

Antonio Abreu

Bate papo com professor surdo: história
 

Jonathan Henner

I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência internacional “Não é um duelo, é um dueto! Desenvolvimento de currículos “bimodais” equitativos”
 Adriana Corrêa Libras na Licenciatura: desafios da formação de professores para ensino em turmas com surdos no sertão paraibano
Adriana Di Donato Chaves Fonoaudiologia e Libras: uma experiência da UFPE
Adrianne Guedes, Tiago Ribeiro, Sheila Martins e Rafael de Souza Metodologias minúsculas: pensar/sentir a pesquisa como experiência
Alessandra Calixto Educação para surdos na pandemia
Aline Cordeiro Bate papo com professora surda: português
Amon Paiva Surdos na pós-graduação: caminhos e possibilidades: Parte 1
Surdos na pós-graduação: caminhos e possibilidades: Parte 2
Ana Beatriz e Bruna Letícia Roda de conversa: A experiência do TCC da inclusão nas universidades privadas
Ana Carolina Lovo e João Carlos Gomes Unir Azul. Palestras: A cultura e identidade surda na educação para a diversidade/ Relato de experiência de ensino
Ana Luiza Caldas Educação que nós surdos queremos: Resgate histórico do movimento surdo do Rio Grande do Sul: Parte 1
Educação que nós surdos queremos: Resgate histórico do movimento surdo do Rio Grande do Sul: Parte 2
Ana Luiza Paganelli Caldas e André Reichert Diálogo com surdos pesquisadores: produções surdas na UFRGS (1998-2020)
Ana Mineiro I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – O currículo de português para surdos em Portugal: uma análise a partir do Quadro Comum Europeu Referência para o ensino de línguas
Ana Regina Campello Bate papo com professora surda: Libras
Ana Regina Campello Aspectos da visualidade na educação de surdos: Parte 1

Aspectos da visualidade na educação de surdos: Parte 2

 Ana Regina Campello Política para surdos: o que se tem dito?
Ana Regina Campello e Liona Paulus II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Pedagogia surda: técnicas e estratégias do ensino aos alunos surdos/ Políticas linguísticas para as comunidades surdas na Alemanha e no Brasil
Ana Regina Campello e Luciane Rangel I Encontro Nacional de Profissionais Surdos de Libras. Parte 3
Ana Regina Campello, Mariana Campos, Crisiane Batti, Marianne Stumpf, Elias Cunha O que pensam os surdos bilíngues sobre o PNEE?
Ana Regina, Katia Lucy, Neivaldo Augusto Fórum de Educação de Surdos : Parte 2. Tema: Como andam a Política Públicas, Educação Bilíngue, Acessibilidade e de Tradução e Interpretação?
Ana Regina, Mariana Campos, Bianca Pontin Fórum de Educação de Surdos : Parte 1. Tema: Como andam a Política Públicas, Educação Bilíngue, Acessibilidade e de Tradução e Interpretação?
André Reichert Educação bilíngue: Parte 1
Educação bilíngue: Parte 2
Educação bilíngue: Parte 3
Educação bilíngue: Parte 4
Antônio Campos de Abreu, Shirley Vilhalva, Elias Paulino 1o Aprender a Ver a Língua de Sinais. Palestras: Recorte de História de Educação de Surdos no Brasil/ Educação Indígena surda e aulas remotas durante a pandemia/ Surdos vão à universidade: Esboço da História Social da Democratização/ Democracia em educação escolar precária e formação de professores surdos por meio das políticas bilíngues
 Antonio Carlos Estratégias de professores surdos no ensino de Libras na EAD para estudante
Antonio Nóvoa Formação de professores em tempo de pandemia
Ariana Boaventura e Débora de Mathias Os surdos na Universidade Federal de Rondônia – Parte 1
Os surdos na Universidade Federal de Rondônia – Parte 2
Bruno Baptista, Bruno Ramos, Edinho Santos, Leo Castilho Arte e educação: o papel dos educadores surdos em espaços culturais
Camila Delfino e Thainá Oliveira Desafios de uma surda oralizada no ensino da Libras
Carilissa Dall´alba As realidades brasileiras da educação bilíngue para surdos: Parte 1
As realidades brasileiras da educação bilíngue para surdos: Parte 2
Carilissa Dall´Alba Histórias, possibilidades e movimentos surdos na confluência com a educação
Carilissa Dall´Alba I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Relato surdo: Experiência pessoal com o PSLS
Carilissa Dali’Alba, Cintia Caldeira, Messias Ramos Costa, Janine Pires e Patrícia Ferreira R. Curione I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Roda de conversa
Carina Santos e Pablo Amorim Inclusão de surdos na arte no contexto dos museus
Carla Mauch,Rodrigo Rosso, Meire Cavalcante Educação inclusiva em tempos de isolamento
Carolina Grande e Marcos Brito Adequação de material: orientações práticas para o ensino remoto do estudante surdo/ deficiente auditivo
Carolina Hessel e Silvana Nicoloso II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Humor na literatura surda/ Modalidades ed tradução na interpretação simultânea em língua de sinais brasileira
Carol Pego e Lodenir Karnopp II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Articulação-boca na interpretação/ tradução e no ensino da Libras/ Educação literária na educação de surdos
Carolina Martins Bolsista estudante do Projeto de Extensão “Libras e Saúde” em Nutrição
Celeste Azulay Kelman, Renata Razuck, Betty L´Astorina de Andrade e Aline Lima Lage Educação e Surdez: conhecendo o GEPeSS
Celi Bahia e Hector Renan A pesquisa científica em educação no contexto investigativo da educação infantil e da educação especial. A Educação Infantil em tempo de brinquedotecas, de desenvolver a oralidade e matematizar a aprendizagem das crianças/ A função social da educação especial nas interações linguísticas entre surdos e ouvintes no ensino escolarizado
Cíntia Caldeira I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Relato Surdo IV – Experiência pessoa com o PSLS
Clara Pedroza e Samila Karen Material didático adaptado para crianças surdas aos anos iniciais
Crisiane Batti Política pública de educação bilíngue: nosso caminho
Crisiane Nunes Bez Batti e Elizangela Castelo Branco I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Roda de conversa
Cristiane Garcia, Vivian Coronato, Dilceia Goulart, Aliomar Araujo Xavier, Kamila Ferreira e Rita Cassia Feijó Escola inclusiva: os atores envolvidos e suas relações/ Materiais didáticos na educação bilíngue: objetivos e estratégias
Cristiane Monteiro e Caio Monteiro Narrativa para filho coda – Parte 1
Narrativa para filho coda – Parte 2
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lucyenne da Costa Vieira-Machado e Raquel Quites Experiências de educação bilíngue para surdos: sentidos, movimentos e possibilidades
Cristina Lacerda, Lilian Nascimento,Sonia Marta de Oliveira, Vanessa de Oliveira Educação bilíngue de surdos: desafios e possibilidades frente à pandemia do Coronavírus – Covid 19.

A acessibilidade linguística dos surdos: problema na pandemia ou também se coloca na realidade presencial escolar?

Cristina Lacerda, Mônica Kassar, Enicela Mendes, Thayná Carvalho e Joice Lemes Impacto do Decreto 10.502 na Política Brasileira de Educação Especial
Daiane Ferreira e Marcelo Porto Educação bilíngue ou acessibilidade? Reflexões para além da pandemia
Daniel Junqueira, Jackson Vale, Clarissa Dall´Alba, Ana Regina Campello e Elias da Cunha Jr. Professores Surdos: Estratégias na atuação pedagógica e reconhecimento político
Daniel Neves dos Santos Neto e Maynara Costa de Campos Experiências escolares dos/as profissionais no contexto da surdez em Jacobina-BA
Daniela Cruz e Carolina Longman I Seminário da Aceh de Pernambuco. Palestras: Ensino em Libras para crianças surdas/ O protagonismo surdo
Daniele Caroline e Simone Lorena A experiência de consultoria linguística de textos científicos produzidos por surdos
Darlene Seabra Experiências dos alunos surdos na escola comum e na escola bilíngue
Davi do Carmo, Vinícius Nascimento Amanda Fernandes e as intérpretes de Libras Lis Maximo e Maria Eugênia Carvalho Pandemia, educação e inclusão: um diálogo realista
Denise Coutinho I Seminário da Aceh de Pernambuco. Palestra: Ensino de Libras: “vendo” vozes
Denise Coutinho Os desafios da educação bilíngue para surdos no campo
Denise Coutinho e Leane Cordeiro Diálogo de saberes: educação bilíngue para surdos na cidade e no campo
Deonísio Schmitt Elaboração de anteprojeto para seleção de mestrado e doutorado – Parte 1
Elaboração de anteprojeto para seleção de mestrado e doutorado – Parte 2
Diego Leonardo O desafio da contribuição à segunda língua portuguesa
Doani Bertan e Rafael Miguel Práticas de ensino para uma pedagogia visual surda
Douglas Willian Matemática e Libras: por onde começar? – Parte 1
Matemática e Libras: por onde começar? – Parte 2
Ebson Gomes As tecnologias digitais como instrumentos potencializadores no ensino de Língua Portuguesa para surdos – Parte 1
As tecnologias digitais como instrumentos potencializadores no ensino de Língua Portuguesa para surdos – Parte 2
Ebson Gomes, Sandra Nascimento, Elidea Bernardino e Aline Pizzio Estudos surdos na live: Ensino de língua portuguesa para surdos (docentes ouvintes)
Edeilce Buzar, Marianne Stumpf, Débora Wanderley, Sandra Patricia I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Mesa redonda A construção do currículo para a educação bilíngue de surdos
Eder Barbosa, Bruna Crescêncio, Caroline Cruz IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português: O currículo de português como segunda língua para crianças surdas
Edneia Alves Acesso do surdo na pós-graduação – Parte 1
Acesso do surdo na pós-graduação – Parte 2
Eliane Vieira, Elizete Moreira, Sumika Freitas e Adelmo Silva Educação de surdos em tempo de isolamento social
Elidéa Bernardino, Maria Cristina da Cunha Pereira, Ivani Silva, Osilene Cruz I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Mesa redonda: Ensinar a ler, escrever, reescrever e avaliar o português escrito. Palestras: Leitura de surdos: aprender a ler – ler para aprender/ A importância da reescrita para o Ensino de Português como L2 para Surdos/ Avaliação de produção escrita do aluno surdo no ensino superior – Que desafio é esse?/ Sequências didáticas no ensino de PSLS: a organização do currículo
Emanuel Vítor Letras Libras: que curso é esse?
Enilde Faulstich I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência Nacional
Ewerton Carlos e Daniel Junqueira Tenho um aluno surdo, e agora?/ Políticas de inclusão como dispositivo na produção de subjetividades docentes surdas
Ewerton Douglas Canuto de Albuquerque A trajetória e vida acadêmica e início do curso de Letras Libras/UFAL no ano de 2014 x acessibilidade/ barreiras enfrentadas pelos acadêmicos surdos dentro da universidade – Parte 1
A trajetória e vida acadêmica e início do curso de Letras Libras/UFAL no ano de 2014 x acessibilidade/ barreiras enfrentadas pelos acadêmicos surdos dentro da universidade – Parte 2
Ewerton Douglas Canuto de Albuquerque A trajetória e vida acadêmica e início do curso de Letras Libras/UFAL no ano de 2014 x acessibilidade/ barreiras enfrentadas pelos acadêmicos surdos dentro da universidade – Parte 1
A trajetória e vida acadêmica e início do curso de Letras Libras/UFAL no ano de 2014 x acessibilidade/ barreiras enfrentadas pelos acadêmicos surdos dentro da universidade – Parte 2
Ezequiel Adney A escrita de sinais e a sua importância no processo de letramento da Língua Portuguesa escrita de alunos surdocegos
Ezequiel Adney Psicologia social e educação no Brasil:trajetória deficiência fisica com surdo
Ezequiel Adney A educação na perspectiva bilíngue
Fabiana Schmitt Correa Educação de surdos
Fabiano Souto Rosa Mundo do bebê surdo: Cultura surda e educação bilíngue
Fabricio Mahler Ramos e Mariana Zaninelli Cordeiro Tiepo Bilinguismo e Libras: relações indissociáveis na educação de surdos
Fabrício Mahler Ramos e Thiago Teles Educação de surdos e ficção audiovisual: influências e visões na sociedade
Falk Soares História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior – Parte 1
História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior – Parte 2
Fátima Gonçalves e Aracelli Lima A importância da escola bilíngue para surdos
Fernanda Brito, Jefferson Jesus, Daiane Ferreira e Marcelo Porto Educação bilíngue ou acessibilidade?
Flávia Roldan e Maria do Carmo Formação de professores numa perspectiva inclusiva para educação de surdos
Flávia Roldan, André Reichert, Carolina Pêgo e Patricia Rezende Estudos surdos na live: Educação Bilíngue
Flaviane Reis A docência na educação superior: narrativas das diferenças políticas de sujeitos surdos
Flaviane Reis A importância do recurso e a parea de educação bilíngue de surdos/ Política Educacional para Surdos
Flaviane Reis As relações de poder dos professores surdos na educação superior
Flaviane Reis Entrevista a Flaviane Reis
Flaviane Reis Ciclo de lives Metodologias ativas e Educação Bilíngue de surdos.Família e escola na educação remota dos surdos
Flaviane Reis e Adriano Gianotto Educação Bilíngue de Surdo no Brasil / Visão do futuro: conquista a todos no avanço para educação dos surdos
Flaviane Reis e Gabriel Isaac Discussão sobre PNEE 2020
Flaviane Reis e Saulo Machado Mello Sousa Dia nacional do surdo: Referências na militância por uma educação de qualidade
Franciele Torani e Carol Conceição Bate com professoras surdas: Ciências e Biologia
Francielle Cantarelli e Sandra Nascimento Educação Bilíngue de Surdos, já. Palestras: No currículo de língua brasileira de sinais como L1/ No currículo de língua portuguesa como L2
Francielle Cantarelli Martins V Semana dos Surdos em Caxias do Sul: Setembro Azul. Alfabetização para crianças surdas
Francielle Cantarelli Martins Audismo e Ganho Surdo: Experiência de sujeitos surdos
Francisco Costa e Tuíza Cristina Tecnologia à serviço da educação
Francisco Ebson Gomes Sousa Live extensionista UFERSA e ASMOR: movimento surdo – lutas e conquistas! – Português como segunda língua para surdos: redes sociais e multiletramentos no ensino
Gabriel Isaac Sejam referências!
Gabriel Isaac Ciclo de lives Metodologias ativas e Educação Bilíngue de surdos.Uso de tecnologias e redes sociais: facilidades e vantagens na educação de surdos
Gabriela Otaviani Como se tornar uma professora surda universitária? – Parte 1
Como se tornar uma professora surda universitária? – Parte 2
Como se tornar uma professora surda universitária? – Parte 3
Germana Lima, Ana Luiza Caldas e Charley Soares Estudos surdos na Live: Metodologia e materiais didáticos para surdos
Geyse Ferreira Ensino de Libras na universidade: é possível aprender?
GIPES – UFRGS Tempos e espaços da educação de surdos
Gisele Oliveira e Maria Kérsia da Silva Dourado A experiência da pessoa surda no contexto da educação e da saúde
Gisele Rangel Heróis/Heroína surdos/as brasileiros/as do Brasil: Parte 1
Heróis/Heroína surdos/as brasileiros/as do Brasil: Parte 2
Gisele Rangel, Ana Luiza Caldas e Flaviane Reis Sell: Educação
Gláucio de Castro Júnior e Gildete Amorim Desenvolvimento científico de temas relacionados à educação de surdos na pandemia
Grahamhil Moura Educação de crianças surdas com múltiplas deficiências
Greice Kelly Costa Letras Libras de aluna à professora de nível superior – Parte 1
Letras Libras de aluna à professora de nível superior – Parte 2
Letras Libras de aluna à professora de nível superior – Parte 3
Greice Kelly e Rodrigo Fonseca Alfabetização matemática: O caso de um surdo e autista – Parte 1
Alfabetização matemática: O caso de um surdo e autista – Parte 2
Hellene Sanderson V Semana dos Surdos em Caxias do Sul. Sinais internacionais
Heloisa M. Lins e Monica Astuto Alfabetização e letramento: as implicações na educação de surdos
Heloise Gripp e Flaviane Reis I Encontro Nacional de Profissionais Surdos de Libras. Parte 4
Hely Ferreira Quais as dificuldades para @s surd@s fazerem doutorado?
Ilda Ribeiro Peliz, Crisiane Batti, Simara Pereira, Ana Claudia dos Santos Camargo, Patricia Rezende e Wilson Santos Educação bilíngue de surdos e as ações da SEMESP do governo federal – Parte 1
Educação bilíngue de surdos e as ações da SEMESP do governo federal – Parte 2
Indira Simionatto e João Carlos Gomes Unir Azul. Palestras: Comunicação e expressão em Libras/ Saberes necessários para a educação em Libras
Isaack Saymon  I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Trajetória retrospectiva: pessoal e profissional – Parte 1
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Trajetória retrospectiva: pessoal e profissional – Parte 2
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Trajetória retrospectiva: pessoal e profissional – Parte 3
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Trajetória retrospectiva: pessoal e profissional – Parte 4
Isaack Saymon   Trajetória retrospectiva pessoal e profissional
Ivone Malaquias, Andréa Moreira, Rosana Meireles e Nina Araújo I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Mesa Redonda: Um currículo para a alfabetização e surdos em português como segunda língua. Palestras: Alfabetização de Surdos: acesso ao currículo bilíngue/ Uma visão semiótica para o currículo da alfabetização de surdos/ O continuum da alfabetização e letramento de surdos/ Relato de experiência com crianças surdas em escola pública
Jair Barbosa Inclusão do surdo na pós-graduação: o surdo pesquisador da Libras – Parte 1
Inclusão do surdo na pós-graduação: o surdo pesquisador da Libras – Parte 2
Janine Pires I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Relato surdo
Jeanderson, Larissa, Sheila Belo Bate-papo Setembro Azul: A inclusão do estudante surdo no contexto educacional
Jeanie Liza Ferraz, Michele Machado, Sabine Schaade, Francielle Cantarelli Martins,  Escola ideal para os surdos: sob a perspectiva das mães de surdos
Jerlan Pereira Batista Biologia para surdos: desafios e práticas para a comunicação e a inclusão
João Batista O estudante surdo na pós-graduação
João Gabriel e Aline Pizzio II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Intérpretes e tradutores surdos: práticas e formações/ O funcionamento de nomes e verbos na Libras: analisando os dados de pesquisas
João Paulo Romero, Fernanda Martins e Marcello Dias 1o Aprender a Ver a Língua de Sinais. Palestras: Contato Linguístico da modalidade espaço visual: Língua Brasileira de Sinais e Língua de Sinais Boliviana na Fronteira/ Professora Surda e intérprete de Libras no ensino superior: papéis e referências em sala de aula/ Processo de ensino e aprendizagem da Libras na formação médica da UEMS
Jomara Mendes Ensino de Química para Surdos
José Arnor de Lima Júnior Produção de material didático na educação de surdos em L1 e L2
José Arnor, Daniele Miki, Erika Silva Fórum de Educação de Surdos: “Introdução da Estratégia e Metodologia da Educação Infantil dentro da proposta do Decreto 10.502/20
José Arnor, Juliana Tasca e Nelson Pimenta Fórum de Educação de Surdos: Introdução da Estratégia e Metodologia da Educação Infantil dentro da proposta do Decreto 10.502/20. 
José Francisco Durán e Rejane Storch Holz Educação de Surdos no Ensino Remoto
José Luis Extensão universitária e inclusão: avanços e desafios
Joseane do Espírito O ensino de língua portuguesa para surdos: desafios e possibilidades
Joseane Zanini, Léia Rodrigues, Alessandra Ayres, Priscila Bortoletti e Mirca Regina Lima A importância da escrita da língua de sinais na Educação Bilíngue de Surdos
Juan Guimarães e Zanubia Dada Professora surda de matemática – Parte 1
Professora surda de matemática – Parte 2
Juan Villamonte e Maria Cristina Mongelos II Congresso Internacional da REDSurdos. Mesa redonda 4: Os desafios da educação de surdos
Juliana Fernandes e Bárbara Cunha Experiências formativas do processo de ensino-aprendizagem do curso de Letras-Libras da UFCG / Educação Escolar Indígena e Surdez
Juliana Tasca Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda – Parte 1
Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda  – Parte 2
Keli Simões e Keila Cardoso Roda de conversa: As Políticas Públicas na Educação Bilíngue
Laerte Pereira Ensinando o estudante surdo a argumentar: Práticas de Libras no ensino de ciências
Lara Gontijo, Ana Campello e Rodrigo Rosso A educação que nós surdos queremos daqui pra frente
Leane Cordeiro e Jean Dias Antropologia cultural de língua de sinais
Leticia Honorio e Lara Gontijo Apresentação de trabalhos em eventos
Lilian Nascimento e Sandra Campos Consequência da aquisição de linguagem tardia em crianças surdas e o papel da escola nesse contexto
Liliane Ferrari e Ana Paula Jung Espaço Escola: atelier de múltiplas aprendizagens
Lino Arlem e Pamela Matos Ensino de história para alunos surdos/ Uma análise de gestos e sinais usados por surdos e ouvintes em espaço escolar
Lodenir Karnopp e Francielle Cantarelli Martins Alfabetização Bilíngue
Lucas Sacramento e Renata Rezende I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Momento artístico – Teatro Bilíngue
Luciana Lopes e Ana Regina Campello Educação do surdo e empatia, o caminho para a aprendizagem/ Formação de professores na educação dos surdos
Luciane Cruz e Luciane Rangel Educação Infantil – Parte 1
Educação Infantil – Parte 2
Educação Infantil – Parte 3
Luciane Rangel e Denise Coutinho Educação Infantil Bilíngue para os surdos / Edouard Huet: vida e obra
Lucyenne Vieira Machado Educação bilíngue para surdos na atualidade
Lucyenne Vieira-Machado (Giples-Ufes) Retomando a história: o que sabemos sobre a educação de surdos?
Luiene Alves O ensino bilíngue para surdos: Paradigmas entre a inclusão e o bilinguismo
Luiz Antonio Z. Junior Aquisição da Língua Brasileira de Sinais dentro do contexto escolar: Um estudo comparativo entre escolas inclusivas e bilíngues
Luna Souto Ferreira, Uma Reis Sorrequia, Edinho Santos e Leonardo Castilho A potência das corporalidades na educação
Madalena Klein, Cleidi Lovatto Pires e Rejane Storch Holz Professores/as e alunos/as em casa: desafios pedagógicos e linguísticos para as escolas de surdos
Maiara Oliveira Metodologias ativas na educação de surdos no AEE
Maiara Silva

 

Um relato de experiência da educação de surdos do AEE de Santarém
Marcos di Franco e Bruna da Silva Branco Diálogo com surdos pesquisadores: produções surdas na UFRGS
Maria Cristina Cunha Pereira I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência Nacional “Aprendizagem da língua portuguesa escrita por crianças surdas”
Maria Cristina Cunha Pereira, Sandra Patrícia de Faria do Nascimento, Roberta Cantarela, Cristiane Batista do Nascimento, Elidéa Bernardino, Osilene Cruz, Ivani Rodrigues Silva, Andréa Beatriz Messias Belém Moreira I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. REUNIÃO DO GIEP-PSLS E ENCERRAMENTO
Mariana Campos O processo de Ensino- Aprendizagem de Libras por meio Moodle da UAB -UFSCAR – parte 1
O processo de Ensino- Aprendizagem de Libras por meio Moodle da UAB -UFSCAR – parte 2
Mariana Campos e Ronice Quadros Colóquio Internacional Processos Educacionais e Tecnologias Digitais: desafios em tempos de (pós) pandemia: Do acesso ao conteúdo digital à aquisição de Libras                                   
Mariana Campos e  Mayra Silva Mães de Codas
Mariane Linhares I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Pesquisa autobiográfica: memória, narrativa no contexto do povo surdo  – Parte 1
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Pesquisa autobiográfica: memória, narrativa no contexto do povo surdo – Parte 2
Marianne Rossi Stumpf 1o Ciclo de Palestras Surdo e Libras: Transversalidade em foco. O Referencial Curricular para o Ensino de Língua Brasileira de Sinais – Libras L1
Marianne Stumpf, Francielle Cantarelli, Sônia Marta de Oliveira, Débora Campos, Marcos Luchi e Ronice Quadros Coines 2020. Mesa 4: “O currículo de Libras como primeira língua para estudantes da educação bilíngue de surdos”
Marianne Rossi Stumpf e Gisele Rangel Diálogo com surdos pesquisadores: produções surdas na UFRGS (1998-2020)
Marianne Stumpf, Antônio Campos, Diana Kyosen, Flaviane Reis e Patricia Rezende Educação Bilíngue de Surdos, já – Abertura do evento. Palestras: As relações nas legislações voltadas a Libras na educação bilíngue de surdos/ Políticas públicas em educação de surdos
Marisa Dias Lima, Elias Cunha Junior, Ana Regina Campello Coines 2020. Mesa 5: “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue de Surdos: novas perspectivas”
Marta Morgado e Marianne Stumpf II Seminário Nacional de Domínios em Libras – O programa curricular de LGP e a literatura surda/ Banco de Sinais
Maura Corcini Lopes e Ana Paula Jung Conversas sobre educação e formação de surdos:a estruturação ética do sujeito político
Messias Ramos Costa e Priscila Leonnor I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Relato Surdo 1: Experiência pessoal com o PSLS
Michele e Manu Machado Queremos Libras como disciplina nas escolas – Parte 1
Queremos Libras como disciplina nas escolas – Parte 2
Michele Melo  Surdos na escola
Michele Toso Cappelini e Cristiani Lorenzi Kiill A estrutura na educação básica para o surdo
Mirelly Lucena e Laerte Pereira Os desafios do docente em Libras no ensino superior para ouvintes: o despertar das vocações/ O processo de interiorização da Libras no Agreste Pernambucano: possibilidades de integração
Miriam Royer e Daltro Jr. Trajetórias acadêmicas da UFSC – Parte 1

Trajetórias acadêmicas da UFSC – Parte 2

Moisés Bauer e Rosani Suzin Educação bilíngue de surdos, já! Palestras: A constitucionalidade de uma educação de pessoas com deficiência em ambientes linguísticas que favoreçam o seu máximo desenvolvimento/ SurdoCego na Educação Bilíngue de Surdo
Neiva Aquino Albres e Danielle Vanessa Costa Sousa Educação bilíngue para além de duas línguas
Neivaldo e Zanubia Bate papo com professores surdes: matemática
Neivaldo Zovico, Sonia Oliveira, Natacha Soares I Encontro Nacional de Profissionais Surdos de Libras: Parte 2
Neivaldo Zovico, Sabine Vergamini e Mirtes Hayakawa Educação bilíngue de surdos, já!. Palestras: “Escola bilíngue de surdos na cidade deSP: como funciona a estrutura organizacional e prática em ensino bilíngue”/ Educação bilíngue e empoderamento do surdo: a experiência do CES Rio Branco
Nelson Pimenta Ler e escrever: É importante?
Núbia Guimarães Faria  Ensino de Libras no Estágio
Olivier Schetrit, Adriano Gianotto,Edelaine Lima I Encontro Nacional de Profissionais Surdos de Libras: Parte 1. Palestras: Audismo no mundo artístico ou teatral/ Criação das associações dos professores surdos de Libras
Ozana Leal e Maria Amin A importância dos recursos visuais para a criança surda
Palestrantes do DEBASI/INES Coines 2020. Mesa 6: “Educação de Surdos: reflexões e práticas na Educação Básica Bilíngue de Surdos”
Palestrantes do DESU INES Coines 2020. Mesa 3: “Educação de Surdos: reflexões e práticas no Ensino Superior Bilíngue de Surdos”
Pascal Marie-Rose Ciclo de lives Metodologias ativas e Educação Bilíngue de surdos.Educação de surdos: O que é essencial
Patricia Cardoso e Denise Coutinho Instrutores de Libras: profissão do passado?
Patricia Luiza Rezende, Marines Dias Gonçalves e Afonso da Luz Loss Núcleo bilíngue Libras – IFC: Uma conquista da comunidade surda
Patricia Rezende Escolas bilíngues no Plano Nacional de Educação
Patrícia Rezende I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Relato surdo: experiência pessoal com o PSLS
Patrícia Rezende e Kátia Lucy Pinheiro IV Seminário de Educação de Surdos e Libras. Políticas públicas em educação de surdos/ Geopolítica das LS
Paulo André Martins de Bulhões, Rodrigo Marques Rosso, Stella Santos Fernandes, Gilsilene Gonçalves de Moraes, Andreza Gonçalves Raphael Coines 2020. Mesa 1: “Conhecendo o INES hoje: estruturas de uma gestão surda e seu projeto de Política Linguística e Educacional”
Paulo Henrique Pereira A Mudança Cultural: o caminho para vida universitária e profissional – Parte 1
A Mudança Cultural: o caminho para vida universitária e profissional – Parte 2
Paulo Sérgio Praxedes  Atividades Didáticas Educativas para Libras
Rachel Mayberry I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência “Desenvolvimento da primeira língua após a infância: isso se parece com quê e o que isso significa?”
Rachel Sutton-Spence Desenvolvimentos acadêmicos na área de estudos surdos
Renata Machado e Nigel Howard II Seminário Nacional de Domínios em Libras – A construção de sentidos por indicadores não manuais em Língua Brasileira de Sinais (Libras): um estudo baseado em frames/ Roles and difference of interpreters, deaf interpreters and translators (funções e diferenças de intérpretes, intérpretes surdos e tradutores) – Canadá
Rita Maria Diniz Zozzoli O trabalho com a linguagem na sala de aula
Robert Hoffmeister I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência II – Internacional – Aquisição bilíngue de linguagem e educação de crianças surdas
Roberto Carlos S. dos Santos Ensino de ciências numa sala inclusiva: um diálogo sobre adaptações curriculares
Roberto, Rubivania, Julyanderson e Alan Libras em Ação – Protagonismo dos professores surdos: lutas, desafios e conquistas
Rodrigo Custódio Surdos na produção acadêmica e científica – Parte 1

Surdos na produção acadêmica e científica – Parte 2

Rodrigo Custódio  Artigo em Libras científico é difícil?
Rodrigo Custódio  Edição de vídeos para acadêmicos
Rodrigo Mendes Todo surdo é bom em Matemática! Verdade ou Mito?
Ronice Quadros  Educação bilíngue de/para surdos: inclusão?
Ronice Quadros e Fabrício Ramos Um olhar sobre educação bilíngue na atualidade
Ronice Quadros e Mariana Campos II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Gramática de Libras/ Tecnologias assistivas para surdos
Rosalba Garcia, Sonia Victor, Carla Vasques Atualização da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Rosemarie Costa Como produzir artigos científicos: aspectos, qualidade e cuidados na escrita
Rundesth Saboia Nobre Como e onde aprender escrita de sinais com livro ou sistema SW – Parte 1
Como e onde aprender escrita de sinais com livro ou sistema SW – Parte 2
Sabrina Ribeiro Bate papo com arte-educadora
Sandra Lucia Amorim, Ilda Ribeiro Peliz, Rodrigo Custódio, Crisiane Batti, Patricia Rezende, Marianne Stumpf Escolas bilíngues e sua importância na construção de uma educação de qualidade de surdos
Sara Mabel e Diná Souza Semana De Letras – Encontros Virtuais: Projetos de Acessibilidade Da UECE durante a Pandemia
Sérgio Marmora Trajetória metodológica: ensino de Libras para instrutores/professores surdos
Shayane Tayana e Yanna Barbara Pernambucana professora surda: Experiência com a comunidade surda de Campina Grande/ PB / A perspectiva da poetisa surda na comunidade surda
Shirley Vilhalva, Layane Rodrigues, José Carlos Oliveira, Elizandra de Lima I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Mesa Redonda V: O currículo para estudantes indígenas surdos/ Professor surdo ensinando o aluno surdo/ Sequências didáticas no ensino de PSLS: a organização do currículo
Shirley Vilhalva, Verônica Louro, Suzana Alves e Sheila Martins Educação Bilíngue de Surdos
Silas Técnicas básicas, adaptações e seus usos em vídeos para intérpretes e professores de Libras home office
Simone Lorena Consultoria de textos em português como segunda língua de surdos na pós-graduação – Parte 1

Consultoria de textos em português como segunda língua de surdos na pós-graduação – Parte 2

Simone Patrícia e Michel Marques Protagonismo surdo acadêmico
Sônia Marta de Oliveira e Walessom Gomes da Silva Webnário: diversidades – Educação bilíngue de surdos e o PNEE/ Educação Social e Direitos Humanos
Sônia Marta Oliveira Práticas de alfabetização e letramento para alunos surdos
Sueli Ramalho e Rimar Ramalho Desafios para a educação dos surdos na atualidade
Suzana Santos Rebelo I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Contributos e desafios presentes nas práticas de ensino de português como segunda língua para estudantes surdos matriculados no Instituto Jacob Rodrigues Pereira em Lisboa – Portugal
Tales Douglas, Ilda Ribeiro, Crisiane Batti O trabalho de educação desenvolvido pela Semesp
Talita Nunes Experiência na escola bilíngue
Talita Soares Freire Live
Tassia Borges Tenho alun@s surd@s na minha sala! E agora?
Tatiana Quites A interação entre crianças surdas e ouvintes no contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
Tatiane Folchini, Aline Nunes de Sousa, Bruna Crescêncio Neves, Roberta Cantarela I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Mesa redonda “Ensino de PSLS no Ensino Médio: reflexões sobre a elaboração colaborativa de um currículo”
Tatiane da Silva Campos Orientações e estratégias no processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos
Thais White LIBRAS e a Inclusão Aluno Surdo no Cotidiano Escolar
Vanessa Martins Foucault e a educação de surdos: do governo das diferenças à potência da vida surda na escola
Vanessa Martins, Guilherme Nichols, Lilian Nascimento, João Pedro Nascimento, Mariana Campos Roda de conversa com a equipe do #CasaLibras – Mesa 1 – Educação de surdos e ações na pandemia do COVID-19
Vanessa Martins e Bianca Pontin II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Por uma educação em Libras para surdos: luta “ainda” necessária?/ Surdez pós-moderna
Vanessa Martins e Cristina Lacerda Educação de surdos e portugues como L2/ Educação Bilíngue no Brasil e os cursos de formação dos profissionais da área
Vanessa Paula Rizotto e Caren Simone Costa A leitura e a escrita do aluno surdo
Vanessa Paula Rizzotto, Marcos Alexandre Marquioto e Janaína Kosztrzepa Relato da experiência sobre ser surdo e a importância da educação bilíngue
Vários Aprenda sinais internacionais – Parte 1
Aprenda sinais internacionais – Parte 2
Vários Diálogo sobre a Nova Política Nacional de Educação Especial
Vários I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Sessão de videopôsteres
Vários I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Mesa Redonda IV
Veridiane Ribeiro e Fatima Souza Experiências em alfabetização de crianças surdas: da teoria ao chão de sala de aula
Vinícius Schaefer, Catharine Moreira, James Ramos, Monny O impacto da Libras na educação
Walker de Souza Cursos para Surdos – Parte 1
Cursos para Surdos – Parte 2
Wendel Mel e Magno Prates Unir Azul. Palestras: História de educação de surdos no Brasil/ Movimentos surdos e Política Linguística para LS
Wercellz e Gisele Rangel Bate papo com professores surdes: Geografia
Wilson Miranda e Gládis Perlin Diálogo com surdos pesquisadores: produções surdas na UFRGS (1998-2020)
Zanubia Dada Experiência de Matemática em Libras e adaptação dos materiais
Zena Martins, Crisiane Batti, Ilda Peliz, Marcia Abrahão, Rozana Naves, Antonio Abreu, Cesar Nunes, Iury Moraes I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Cerimônia de abertura