| Alexandre Melo de Sousa, Patrícia Elisângela Cristiane Lima, Layane Rodrigues de Lima e Cristiane Batista do Nascimento |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Mesa redonda “O currículo emergente em diferentes contextos de aprendizagem” |
|
Antonio Abreu |
Bate papo com professor surdo: história |
|
Jonathan Henner |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência internacional “Não é um duelo, é um dueto! Desenvolvimento de currículos “bimodais” equitativos” |
| Adriana Corrêa |
Libras na Licenciatura: desafios da formação de professores para ensino em turmas com surdos no sertão paraibano |
| Adriana Di Donato Chaves |
Fonoaudiologia e Libras: uma experiência da UFPE |
| Adrianne Guedes, Tiago Ribeiro, Sheila Martins e Rafael de Souza |
Metodologias minúsculas: pensar/sentir a pesquisa como experiência |
| Alessandra Calixto |
Educação para surdos na pandemia |
| Aline Cordeiro |
Bate papo com professora surda: português |
| Amon Paiva |
Surdos na pós-graduação: caminhos e possibilidades: Parte 1
Surdos na pós-graduação: caminhos e possibilidades: Parte 2 |
| Ana Beatriz e Bruna Letícia |
Roda de conversa: A experiência do TCC da inclusão nas universidades privadas |
| Ana Carolina Lovo e João Carlos Gomes |
Unir Azul. Palestras: A cultura e identidade surda na educação para a diversidade/ Relato de experiência de ensino |
| Ana Luiza Caldas |
Educação que nós surdos queremos: Resgate histórico do movimento surdo do Rio Grande do Sul: Parte 1
Educação que nós surdos queremos: Resgate histórico do movimento surdo do Rio Grande do Sul: Parte 2 |
| Ana Luiza Paganelli Caldas e André Reichert |
Diálogo com surdos pesquisadores: produções surdas na UFRGS (1998-2020) |
| Ana Mineiro |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – O currículo de português para surdos em Portugal: uma análise a partir do Quadro Comum Europeu Referência para o ensino de línguas |
| Ana Regina Campello |
Bate papo com professora surda: Libras |
| Ana Regina Campello |
Aspectos da visualidade na educação de surdos: Parte 1
Aspectos da visualidade na educação de surdos: Parte 2 |
| Ana Regina Campello |
Política para surdos: o que se tem dito? |
| Ana Regina Campello e Liona Paulus |
II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Pedagogia surda: técnicas e estratégias do ensino aos alunos surdos/ Políticas linguísticas para as comunidades surdas na Alemanha e no Brasil |
| Ana Regina Campello e Luciane Rangel |
I Encontro Nacional de Profissionais Surdos de Libras. Parte 3 |
| Ana Regina Campello, Mariana Campos, Crisiane Batti, Marianne Stumpf, Elias Cunha |
O que pensam os surdos bilíngues sobre o PNEE? |
| Ana Regina, Katia Lucy, Neivaldo Augusto |
Fórum de Educação de Surdos : Parte 2. Tema: Como andam a Política Públicas, Educação Bilíngue, Acessibilidade e de Tradução e Interpretação? |
| Ana Regina, Mariana Campos, Bianca Pontin |
Fórum de Educação de Surdos : Parte 1. Tema: Como andam a Política Públicas, Educação Bilíngue, Acessibilidade e de Tradução e Interpretação? |
| André Reichert |
Educação bilíngue: Parte 1
Educação bilíngue: Parte 2
Educação bilíngue: Parte 3
Educação bilíngue: Parte 4 |
| Antônio Campos de Abreu, Shirley Vilhalva, Elias Paulino |
1o Aprender a Ver a Língua de Sinais. Palestras: Recorte de História de Educação de Surdos no Brasil/ Educação Indígena surda e aulas remotas durante a pandemia/ Surdos vão à universidade: Esboço da História Social da Democratização/ Democracia em educação escolar precária e formação de professores surdos por meio das políticas bilíngues |
| Antonio Carlos |
Estratégias de professores surdos no ensino de Libras na EAD para estudante |
| Antonio Nóvoa |
Formação de professores em tempo de pandemia |
| Ariana Boaventura e Débora de Mathias |
Os surdos na Universidade Federal de Rondônia – Parte 1
Os surdos na Universidade Federal de Rondônia – Parte 2 |
| Bruno Baptista, Bruno Ramos, Edinho Santos, Leo Castilho |
Arte e educação: o papel dos educadores surdos em espaços culturais |
| Camila Delfino e Thainá Oliveira |
Desafios de uma surda oralizada no ensino da Libras |
| Carilissa Dall´alba |
As realidades brasileiras da educação bilíngue para surdos: Parte 1
As realidades brasileiras da educação bilíngue para surdos: Parte 2 |
| Carilissa Dall´Alba |
Histórias, possibilidades e movimentos surdos na confluência com a educação |
| Carilissa Dall´Alba |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Relato surdo: Experiência pessoal com o PSLS |
| Carilissa Dali’Alba, Cintia Caldeira, Messias Ramos Costa, Janine Pires e Patrícia Ferreira R. Curione |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Roda de conversa |
| Carina Santos e Pablo Amorim |
Inclusão de surdos na arte no contexto dos museus |
| Carla Mauch,Rodrigo Rosso, Meire Cavalcante |
Educação inclusiva em tempos de isolamento |
| Carolina Grande e Marcos Brito |
Adequação de material: orientações práticas para o ensino remoto do estudante surdo/ deficiente auditivo |
| Carolina Hessel e Silvana Nicoloso |
II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Humor na literatura surda/ Modalidades ed tradução na interpretação simultânea em língua de sinais brasileira |
| Carol Pego e Lodenir Karnopp |
II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Articulação-boca na interpretação/ tradução e no ensino da Libras/ Educação literária na educação de surdos |
| Carolina Martins |
Bolsista estudante do Projeto de Extensão “Libras e Saúde” em Nutrição |
| Celeste Azulay Kelman, Renata Razuck, Betty L´Astorina de Andrade e Aline Lima Lage |
Educação e Surdez: conhecendo o GEPeSS |
| Celi Bahia e Hector Renan |
A pesquisa científica em educação no contexto investigativo da educação infantil e da educação especial. A Educação Infantil em tempo de brinquedotecas, de desenvolver a oralidade e matematizar a aprendizagem das crianças/ A função social da educação especial nas interações linguísticas entre surdos e ouvintes no ensino escolarizado |
| Cíntia Caldeira |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Relato Surdo IV – Experiência pessoa com o PSLS |
| Clara Pedroza e Samila Karen |
Material didático adaptado para crianças surdas aos anos iniciais |
| Crisiane Batti |
Política pública de educação bilíngue: nosso caminho |
| Crisiane Nunes Bez Batti e Elizangela Castelo Branco |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Roda de conversa |
| Cristiane Garcia, Vivian Coronato, Dilceia Goulart, Aliomar Araujo Xavier, Kamila Ferreira e Rita Cassia Feijó |
Escola inclusiva: os atores envolvidos e suas relações/ Materiais didáticos na educação bilíngue: objetivos e estratégias |
| Cristiane Monteiro e Caio Monteiro |
Narrativa para filho coda – Parte 1
Narrativa para filho coda – Parte 2 |
| Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lucyenne da Costa Vieira-Machado e Raquel Quites |
Experiências de educação bilíngue para surdos: sentidos, movimentos e possibilidades |
| Cristina Lacerda, Lilian Nascimento,Sonia Marta de Oliveira, Vanessa de Oliveira |
Educação bilíngue de surdos: desafios e possibilidades frente à pandemia do Coronavírus – Covid 19.
A acessibilidade linguística dos surdos: problema na pandemia ou também se coloca na realidade presencial escolar? |
| Cristina Lacerda, Mônica Kassar, Enicela Mendes, Thayná Carvalho e Joice Lemes |
Impacto do Decreto 10.502 na Política Brasileira de Educação Especial |
| Daiane Ferreira e Marcelo Porto |
Educação bilíngue ou acessibilidade? Reflexões para além da pandemia |
| Daniel Junqueira, Jackson Vale, Clarissa Dall´Alba, Ana Regina Campello e Elias da Cunha Jr. |
Professores Surdos: Estratégias na atuação pedagógica e reconhecimento político |
| Daniel Neves dos Santos Neto e Maynara Costa de Campos |
Experiências escolares dos/as profissionais no contexto da surdez em Jacobina-BA |
| Daniela Cruz e Carolina Longman |
I Seminário da Aceh de Pernambuco. Palestras: Ensino em Libras para crianças surdas/ O protagonismo surdo |
| Daniele Caroline e Simone Lorena |
A experiência de consultoria linguística de textos científicos produzidos por surdos |
| Darlene Seabra |
Experiências dos alunos surdos na escola comum e na escola bilíngue |
| Davi do Carmo, Vinícius Nascimento Amanda Fernandes e as intérpretes de Libras Lis Maximo e Maria Eugênia Carvalho |
Pandemia, educação e inclusão: um diálogo realista |
| Denise Coutinho |
I Seminário da Aceh de Pernambuco. Palestra: Ensino de Libras: “vendo” vozes |
| Denise Coutinho |
Os desafios da educação bilíngue para surdos no campo |
| Denise Coutinho e Leane Cordeiro |
Diálogo de saberes: educação bilíngue para surdos na cidade e no campo |
| Deonísio Schmitt |
Elaboração de anteprojeto para seleção de mestrado e doutorado – Parte 1
Elaboração de anteprojeto para seleção de mestrado e doutorado – Parte 2 |
| Diego Leonardo |
O desafio da contribuição à segunda língua portuguesa |
| Doani Bertan e Rafael Miguel |
Práticas de ensino para uma pedagogia visual surda |
| Douglas Willian |
Matemática e Libras: por onde começar? – Parte 1
Matemática e Libras: por onde começar? – Parte 2 |
| Ebson Gomes |
As tecnologias digitais como instrumentos potencializadores no ensino de Língua Portuguesa para surdos – Parte 1
As tecnologias digitais como instrumentos potencializadores no ensino de Língua Portuguesa para surdos – Parte 2 |
| Ebson Gomes, Sandra Nascimento, Elidea Bernardino e Aline Pizzio |
Estudos surdos na live: Ensino de língua portuguesa para surdos (docentes ouvintes) |
| Edeilce Buzar, Marianne Stumpf, Débora Wanderley, Sandra Patricia |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Mesa redonda A construção do currículo para a educação bilíngue de surdos |
| Eder Barbosa, Bruna Crescêncio, Caroline Cruz |
IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português: O currículo de português como segunda língua para crianças surdas |
| Edneia Alves |
Acesso do surdo na pós-graduação – Parte 1
Acesso do surdo na pós-graduação – Parte 2 |
| Eliane Vieira, Elizete Moreira, Sumika Freitas e Adelmo Silva |
Educação de surdos em tempo de isolamento social |
| Elidéa Bernardino, Maria Cristina da Cunha Pereira, Ivani Silva, Osilene Cruz |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Mesa redonda: Ensinar a ler, escrever, reescrever e avaliar o português escrito. Palestras: Leitura de surdos: aprender a ler – ler para aprender/ A importância da reescrita para o Ensino de Português como L2 para Surdos/ Avaliação de produção escrita do aluno surdo no ensino superior – Que desafio é esse?/ Sequências didáticas no ensino de PSLS: a organização do currículo |
| Emanuel Vítor |
Letras Libras: que curso é esse? |
| Enilde Faulstich |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência Nacional |
| Ewerton Carlos e Daniel Junqueira |
Tenho um aluno surdo, e agora?/ Políticas de inclusão como dispositivo na produção de subjetividades docentes surdas |
| Ewerton Douglas Canuto de Albuquerque |
A trajetória e vida acadêmica e início do curso de Letras Libras/UFAL no ano de 2014 x acessibilidade/ barreiras enfrentadas pelos acadêmicos surdos dentro da universidade – Parte 1
A trajetória e vida acadêmica e início do curso de Letras Libras/UFAL no ano de 2014 x acessibilidade/ barreiras enfrentadas pelos acadêmicos surdos dentro da universidade – Parte 2 |
| Ewerton Douglas Canuto de Albuquerque |
A trajetória e vida acadêmica e início do curso de Letras Libras/UFAL no ano de 2014 x acessibilidade/ barreiras enfrentadas pelos acadêmicos surdos dentro da universidade – Parte 1
A trajetória e vida acadêmica e início do curso de Letras Libras/UFAL no ano de 2014 x acessibilidade/ barreiras enfrentadas pelos acadêmicos surdos dentro da universidade – Parte 2 |
| Ezequiel Adney |
A escrita de sinais e a sua importância no processo de letramento da Língua Portuguesa escrita de alunos surdocegos |
| Ezequiel Adney |
Psicologia social e educação no Brasil:trajetória deficiência fisica com surdo |
| Ezequiel Adney |
A educação na perspectiva bilíngue |
| Fabiana Schmitt Correa |
Educação de surdos |
| Fabiano Souto Rosa |
Mundo do bebê surdo: Cultura surda e educação bilíngue |
| Fabricio Mahler Ramos e Mariana Zaninelli Cordeiro Tiepo |
Bilinguismo e Libras: relações indissociáveis na educação de surdos |
| Fabrício Mahler Ramos e Thiago Teles |
Educação de surdos e ficção audiovisual: influências e visões na sociedade |
| Falk Soares |
História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior – Parte 1
História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior – Parte 2 |
| Fátima Gonçalves e Aracelli Lima |
A importância da escola bilíngue para surdos |
| Fernanda Brito, Jefferson Jesus, Daiane Ferreira e Marcelo Porto |
Educação bilíngue ou acessibilidade? |
| Flávia Roldan e Maria do Carmo |
Formação de professores numa perspectiva inclusiva para educação de surdos |
| Flávia Roldan, André Reichert, Carolina Pêgo e Patricia Rezende |
Estudos surdos na live: Educação Bilíngue |
| Flaviane Reis |
A docência na educação superior: narrativas das diferenças políticas de sujeitos surdos |
| Flaviane Reis |
A importância do recurso e a parea de educação bilíngue de surdos/ Política Educacional para Surdos |
| Flaviane Reis |
As relações de poder dos professores surdos na educação superior |
| Flaviane Reis |
Entrevista a Flaviane Reis |
| Flaviane Reis |
Ciclo de lives Metodologias ativas e Educação Bilíngue de surdos.Família e escola na educação remota dos surdos |
| Flaviane Reis e Adriano Gianotto |
Educação Bilíngue de Surdo no Brasil / Visão do futuro: conquista a todos no avanço para educação dos surdos |
| Flaviane Reis e Gabriel Isaac |
Discussão sobre PNEE 2020 |
| Flaviane Reis e Saulo Machado Mello Sousa |
Dia nacional do surdo: Referências na militância por uma educação de qualidade |
| Franciele Torani e Carol Conceição |
Bate com professoras surdas: Ciências e Biologia |
| Francielle Cantarelli e Sandra Nascimento |
Educação Bilíngue de Surdos, já. Palestras: No currículo de língua brasileira de sinais como L1/ No currículo de língua portuguesa como L2 |
| Francielle Cantarelli Martins |
V Semana dos Surdos em Caxias do Sul: Setembro Azul. Alfabetização para crianças surdas |
| Francielle Cantarelli Martins |
Audismo e Ganho Surdo: Experiência de sujeitos surdos |
| Francisco Costa e Tuíza Cristina |
Tecnologia à serviço da educação |
| Francisco Ebson Gomes Sousa |
Live extensionista UFERSA e ASMOR: movimento surdo – lutas e conquistas! – Português como segunda língua para surdos: redes sociais e multiletramentos no ensino |
| Gabriel Isaac |
Sejam referências! |
| Gabriel Isaac |
Ciclo de lives Metodologias ativas e Educação Bilíngue de surdos.Uso de tecnologias e redes sociais: facilidades e vantagens na educação de surdos |
| Gabriela Otaviani |
Como se tornar uma professora surda universitária? – Parte 1
Como se tornar uma professora surda universitária? – Parte 2
Como se tornar uma professora surda universitária? – Parte 3 |
| Germana Lima, Ana Luiza Caldas e Charley Soares |
Estudos surdos na Live: Metodologia e materiais didáticos para surdos |
| Geyse Ferreira |
Ensino de Libras na universidade: é possível aprender? |
| GIPES – UFRGS |
Tempos e espaços da educação de surdos |
| Gisele Oliveira e Maria Kérsia da Silva Dourado |
A experiência da pessoa surda no contexto da educação e da saúde |
| Gisele Rangel |
Heróis/Heroína surdos/as brasileiros/as do Brasil: Parte 1
Heróis/Heroína surdos/as brasileiros/as do Brasil: Parte 2 |
| Gisele Rangel, Ana Luiza Caldas e Flaviane Reis |
Sell: Educação |
| Gláucio de Castro Júnior e Gildete Amorim |
Desenvolvimento científico de temas relacionados à educação de surdos na pandemia |
| Grahamhil Moura |
Educação de crianças surdas com múltiplas deficiências |
| Greice Kelly Costa |
Letras Libras de aluna à professora de nível superior – Parte 1
Letras Libras de aluna à professora de nível superior – Parte 2
Letras Libras de aluna à professora de nível superior – Parte 3 |
| Greice Kelly e Rodrigo Fonseca |
Alfabetização matemática: O caso de um surdo e autista – Parte 1
Alfabetização matemática: O caso de um surdo e autista – Parte 2 |
| Hellene Sanderson |
V Semana dos Surdos em Caxias do Sul. Sinais internacionais |
| Heloisa M. Lins e Monica Astuto |
Alfabetização e letramento: as implicações na educação de surdos |
| Heloise Gripp e Flaviane Reis |
I Encontro Nacional de Profissionais Surdos de Libras. Parte 4 |
| Hely Ferreira |
Quais as dificuldades para @s surd@s fazerem doutorado? |
| Ilda Ribeiro Peliz, Crisiane Batti, Simara Pereira, Ana Claudia dos Santos Camargo, Patricia Rezende e Wilson Santos |
Educação bilíngue de surdos e as ações da SEMESP do governo federal – Parte 1
Educação bilíngue de surdos e as ações da SEMESP do governo federal – Parte 2 |
| Indira Simionatto e João Carlos Gomes |
Unir Azul. Palestras: Comunicação e expressão em Libras/ Saberes necessários para a educação em Libras |
| Isaack Saymon |
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Trajetória retrospectiva: pessoal e profissional – Parte 1
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Trajetória retrospectiva: pessoal e profissional – Parte 2
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Trajetória retrospectiva: pessoal e profissional – Parte 3
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Trajetória retrospectiva: pessoal e profissional – Parte 4 |
| Isaack Saymon |
Trajetória retrospectiva pessoal e profissional |
| Ivone Malaquias, Andréa Moreira, Rosana Meireles e Nina Araújo |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Mesa Redonda: Um currículo para a alfabetização e surdos em português como segunda língua. Palestras: Alfabetização de Surdos: acesso ao currículo bilíngue/ Uma visão semiótica para o currículo da alfabetização de surdos/ O continuum da alfabetização e letramento de surdos/ Relato de experiência com crianças surdas em escola pública |
| Jair Barbosa |
Inclusão do surdo na pós-graduação: o surdo pesquisador da Libras – Parte 1
Inclusão do surdo na pós-graduação: o surdo pesquisador da Libras – Parte 2 |
| Janine Pires |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Relato surdo |
| Jeanderson, Larissa, Sheila Belo |
Bate-papo Setembro Azul: A inclusão do estudante surdo no contexto educacional |
| Jeanie Liza Ferraz, Michele Machado, Sabine Schaade, Francielle Cantarelli Martins, |
Escola ideal para os surdos: sob a perspectiva das mães de surdos |
| Jerlan Pereira Batista |
Biologia para surdos: desafios e práticas para a comunicação e a inclusão |
| João Batista |
O estudante surdo na pós-graduação |
| João Gabriel e Aline Pizzio |
II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Intérpretes e tradutores surdos: práticas e formações/ O funcionamento de nomes e verbos na Libras: analisando os dados de pesquisas |
| João Paulo Romero, Fernanda Martins e Marcello Dias |
1o Aprender a Ver a Língua de Sinais. Palestras: Contato Linguístico da modalidade espaço visual: Língua Brasileira de Sinais e Língua de Sinais Boliviana na Fronteira/ Professora Surda e intérprete de Libras no ensino superior: papéis e referências em sala de aula/ Processo de ensino e aprendizagem da Libras na formação médica da UEMS |
| Jomara Mendes |
Ensino de Química para Surdos |
| José Arnor de Lima Júnior |
Produção de material didático na educação de surdos em L1 e L2 |
| José Arnor, Daniele Miki, Erika Silva |
Fórum de Educação de Surdos: “Introdução da Estratégia e Metodologia da Educação Infantil dentro da proposta do Decreto 10.502/20 |
| José Arnor, Juliana Tasca e Nelson Pimenta |
Fórum de Educação de Surdos: Introdução da Estratégia e Metodologia da Educação Infantil dentro da proposta do Decreto 10.502/20. |
| José Francisco Durán e Rejane Storch Holz |
Educação de Surdos no Ensino Remoto |
| José Luis |
Extensão universitária e inclusão: avanços e desafios |
| Joseane do Espírito |
O ensino de língua portuguesa para surdos: desafios e possibilidades |
| Joseane Zanini, Léia Rodrigues, Alessandra Ayres, Priscila Bortoletti e Mirca Regina Lima |
A importância da escrita da língua de sinais na Educação Bilíngue de Surdos |
| Juan Guimarães e Zanubia Dada |
Professora surda de matemática – Parte 1
Professora surda de matemática – Parte 2 |
| Juan Villamonte e Maria Cristina Mongelos |
II Congresso Internacional da REDSurdos. Mesa redonda 4: Os desafios da educação de surdos |
| Juliana Fernandes e Bárbara Cunha |
Experiências formativas do processo de ensino-aprendizagem do curso de Letras-Libras da UFCG / Educação Escolar Indígena e Surdez |
| Juliana Tasca |
Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda – Parte 1
Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda – Parte 2 |
| Keli Simões e Keila Cardoso |
Roda de conversa: As Políticas Públicas na Educação Bilíngue |
| Laerte Pereira |
Ensinando o estudante surdo a argumentar: Práticas de Libras no ensino de ciências |
| Lara Gontijo, Ana Campello e Rodrigo Rosso |
A educação que nós surdos queremos daqui pra frente |
| Leane Cordeiro e Jean Dias |
Antropologia cultural de língua de sinais |
| Leticia Honorio e Lara Gontijo |
Apresentação de trabalhos em eventos |
| Lilian Nascimento e Sandra Campos |
Consequência da aquisição de linguagem tardia em crianças surdas e o papel da escola nesse contexto |
| Liliane Ferrari e Ana Paula Jung |
Espaço Escola: atelier de múltiplas aprendizagens |
| Lino Arlem e Pamela Matos |
Ensino de história para alunos surdos/ Uma análise de gestos e sinais usados por surdos e ouvintes em espaço escolar |
| Lodenir Karnopp e Francielle Cantarelli Martins |
Alfabetização Bilíngue |
| Lucas Sacramento e Renata Rezende |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Momento artístico – Teatro Bilíngue |
| Luciana Lopes e Ana Regina Campello |
Educação do surdo e empatia, o caminho para a aprendizagem/ Formação de professores na educação dos surdos |
| Luciane Cruz e Luciane Rangel |
Educação Infantil – Parte 1
Educação Infantil – Parte 2
Educação Infantil – Parte 3 |
| Luciane Rangel e Denise Coutinho |
Educação Infantil Bilíngue para os surdos / Edouard Huet: vida e obra |
| Lucyenne Vieira Machado |
Educação bilíngue para surdos na atualidade |
| Lucyenne Vieira-Machado (Giples-Ufes) |
Retomando a história: o que sabemos sobre a educação de surdos? |
| Luiene Alves |
O ensino bilíngue para surdos: Paradigmas entre a inclusão e o bilinguismo |
| Luiz Antonio Z. Junior |
Aquisição da Língua Brasileira de Sinais dentro do contexto escolar: Um estudo comparativo entre escolas inclusivas e bilíngues |
| Luna Souto Ferreira, Uma Reis Sorrequia, Edinho Santos e Leonardo Castilho |
A potência das corporalidades na educação |
| Madalena Klein, Cleidi Lovatto Pires e Rejane Storch Holz |
Professores/as e alunos/as em casa: desafios pedagógicos e linguísticos para as escolas de surdos |
| Maiara Oliveira |
Metodologias ativas na educação de surdos no AEE |
| Maiara Silva
|
Um relato de experiência da educação de surdos do AEE de Santarém |
| Marcos di Franco e Bruna da Silva Branco |
Diálogo com surdos pesquisadores: produções surdas na UFRGS |
| Maria Cristina Cunha Pereira |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência Nacional “Aprendizagem da língua portuguesa escrita por crianças surdas” |
| Maria Cristina Cunha Pereira, Sandra Patrícia de Faria do Nascimento, Roberta Cantarela, Cristiane Batista do Nascimento, Elidéa Bernardino, Osilene Cruz, Ivani Rodrigues Silva, Andréa Beatriz Messias Belém Moreira |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. REUNIÃO DO GIEP-PSLS E ENCERRAMENTO |
| Mariana Campos |
O processo de Ensino- Aprendizagem de Libras por meio Moodle da UAB -UFSCAR – parte 1
O processo de Ensino- Aprendizagem de Libras por meio Moodle da UAB -UFSCAR – parte 2 |
| Mariana Campos e Ronice Quadros |
Colóquio Internacional Processos Educacionais e Tecnologias Digitais: desafios em tempos de (pós) pandemia: Do acesso ao conteúdo digital à aquisição de Libras |
| Mariana Campos e Mayra Silva |
Mães de Codas |
| Mariane Linhares |
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Pesquisa autobiográfica: memória, narrativa no contexto do povo surdo – Parte 1
I Ciclo de Estudos e Experiências Surdas. Pesquisa autobiográfica: memória, narrativa no contexto do povo surdo – Parte 2 |
| Marianne Rossi Stumpf |
1o Ciclo de Palestras Surdo e Libras: Transversalidade em foco. O Referencial Curricular para o Ensino de Língua Brasileira de Sinais – Libras L1 |
| Marianne Stumpf, Francielle Cantarelli, Sônia Marta de Oliveira, Débora Campos, Marcos Luchi e Ronice Quadros |
Coines 2020. Mesa 4: “O currículo de Libras como primeira língua para estudantes da educação bilíngue de surdos” |
| Marianne Rossi Stumpf e Gisele Rangel |
Diálogo com surdos pesquisadores: produções surdas na UFRGS (1998-2020) |
| Marianne Stumpf, Antônio Campos, Diana Kyosen, Flaviane Reis e Patricia Rezende |
Educação Bilíngue de Surdos, já – Abertura do evento. Palestras: As relações nas legislações voltadas a Libras na educação bilíngue de surdos/ Políticas públicas em educação de surdos |
| Marisa Dias Lima, Elias Cunha Junior, Ana Regina Campello |
Coines 2020. Mesa 5: “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue de Surdos: novas perspectivas” |
| Marta Morgado e Marianne Stumpf |
II Seminário Nacional de Domínios em Libras – O programa curricular de LGP e a literatura surda/ Banco de Sinais |
| Maura Corcini Lopes e Ana Paula Jung |
Conversas sobre educação e formação de surdos:a estruturação ética do sujeito político |
| Messias Ramos Costa e Priscila Leonnor |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Relato Surdo 1: Experiência pessoal com o PSLS |
| Michele e Manu Machado |
Queremos Libras como disciplina nas escolas – Parte 1
Queremos Libras como disciplina nas escolas – Parte 2 |
| Michele Melo |
Surdos na escola |
| Michele Toso Cappelini e Cristiani Lorenzi Kiill |
A estrutura na educação básica para o surdo |
| Mirelly Lucena e Laerte Pereira |
Os desafios do docente em Libras no ensino superior para ouvintes: o despertar das vocações/ O processo de interiorização da Libras no Agreste Pernambucano: possibilidades de integração |
| Miriam Royer e Daltro Jr. |
Trajetórias acadêmicas da UFSC – Parte 1
Trajetórias acadêmicas da UFSC – Parte 2 |
| Moisés Bauer e Rosani Suzin |
Educação bilíngue de surdos, já! Palestras: A constitucionalidade de uma educação de pessoas com deficiência em ambientes linguísticas que favoreçam o seu máximo desenvolvimento/ SurdoCego na Educação Bilíngue de Surdo |
| Neiva Aquino Albres e Danielle Vanessa Costa Sousa |
Educação bilíngue para além de duas línguas |
| Neivaldo e Zanubia |
Bate papo com professores surdes: matemática |
| Neivaldo Zovico, Sonia Oliveira, Natacha Soares |
I Encontro Nacional de Profissionais Surdos de Libras: Parte 2 |
| Neivaldo Zovico, Sabine Vergamini e Mirtes Hayakawa |
Educação bilíngue de surdos, já!. Palestras: “Escola bilíngue de surdos na cidade deSP: como funciona a estrutura organizacional e prática em ensino bilíngue”/ Educação bilíngue e empoderamento do surdo: a experiência do CES Rio Branco |
| Nelson Pimenta |
Ler e escrever: É importante? |
| Núbia Guimarães Faria |
Ensino de Libras no Estágio |
| Olivier Schetrit, Adriano Gianotto,Edelaine Lima |
I Encontro Nacional de Profissionais Surdos de Libras: Parte 1. Palestras: Audismo no mundo artístico ou teatral/ Criação das associações dos professores surdos de Libras |
| Ozana Leal e Maria Amin |
A importância dos recursos visuais para a criança surda |
| Palestrantes do DEBASI/INES |
Coines 2020. Mesa 6: “Educação de Surdos: reflexões e práticas na Educação Básica Bilíngue de Surdos” |
| Palestrantes do DESU INES |
Coines 2020. Mesa 3: “Educação de Surdos: reflexões e práticas no Ensino Superior Bilíngue de Surdos” |
| Pascal Marie-Rose |
Ciclo de lives Metodologias ativas e Educação Bilíngue de surdos.Educação de surdos: O que é essencial |
| Patricia Cardoso e Denise Coutinho |
Instrutores de Libras: profissão do passado? |
| Patricia Luiza Rezende, Marines Dias Gonçalves e Afonso da Luz Loss |
Núcleo bilíngue Libras – IFC: Uma conquista da comunidade surda |
| Patricia Rezende |
Escolas bilíngues no Plano Nacional de Educação |
| Patrícia Rezende |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Relato surdo: experiência pessoal com o PSLS |
| Patrícia Rezende e Kátia Lucy Pinheiro |
IV Seminário de Educação de Surdos e Libras. Políticas públicas em educação de surdos/ Geopolítica das LS |
| Paulo André Martins de Bulhões, Rodrigo Marques Rosso, Stella Santos Fernandes, Gilsilene Gonçalves de Moraes, Andreza Gonçalves Raphael |
Coines 2020. Mesa 1: “Conhecendo o INES hoje: estruturas de uma gestão surda e seu projeto de Política Linguística e Educacional” |
| Paulo Henrique Pereira |
A Mudança Cultural: o caminho para vida universitária e profissional – Parte 1
A Mudança Cultural: o caminho para vida universitária e profissional – Parte 2 |
| Paulo Sérgio Praxedes |
Atividades Didáticas Educativas para Libras |
| Rachel Mayberry |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência “Desenvolvimento da primeira língua após a infância: isso se parece com quê e o que isso significa?” |
| Rachel Sutton-Spence |
Desenvolvimentos acadêmicos na área de estudos surdos |
| Renata Machado e Nigel Howard |
II Seminário Nacional de Domínios em Libras – A construção de sentidos por indicadores não manuais em Língua Brasileira de Sinais (Libras): um estudo baseado em frames/ Roles and difference of interpreters, deaf interpreters and translators (funções e diferenças de intérpretes, intérpretes surdos e tradutores) – Canadá |
| Rita Maria Diniz Zozzoli |
O trabalho com a linguagem na sala de aula |
| Robert Hoffmeister |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Conferência II – Internacional – Aquisição bilíngue de linguagem e educação de crianças surdas |
| Roberto Carlos S. dos Santos |
Ensino de ciências numa sala inclusiva: um diálogo sobre adaptações curriculares |
| Roberto, Rubivania, Julyanderson e Alan |
Libras em Ação – Protagonismo dos professores surdos: lutas, desafios e conquistas |
| Rodrigo Custódio |
Surdos na produção acadêmica e científica – Parte 1
Surdos na produção acadêmica e científica – Parte 2 |
| Rodrigo Custódio |
Artigo em Libras científico é difícil? |
| Rodrigo Custódio |
Edição de vídeos para acadêmicos |
| Rodrigo Mendes |
Todo surdo é bom em Matemática! Verdade ou Mito? |
| Ronice Quadros |
Educação bilíngue de/para surdos: inclusão? |
| Ronice Quadros e Fabrício Ramos |
Um olhar sobre educação bilíngue na atualidade |
| Ronice Quadros e Mariana Campos |
II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Gramática de Libras/ Tecnologias assistivas para surdos |
| Rosalba Garcia, Sonia Victor, Carla Vasques |
Atualização da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva |
| Rosemarie Costa |
Como produzir artigos científicos: aspectos, qualidade e cuidados na escrita |
| Rundesth Saboia Nobre |
Como e onde aprender escrita de sinais com livro ou sistema SW – Parte 1
Como e onde aprender escrita de sinais com livro ou sistema SW – Parte 2 |
| Sabrina Ribeiro |
Bate papo com arte-educadora |
| Sandra Lucia Amorim, Ilda Ribeiro Peliz, Rodrigo Custódio, Crisiane Batti, Patricia Rezende, Marianne Stumpf |
Escolas bilíngues e sua importância na construção de uma educação de qualidade de surdos |
| Sara Mabel e Diná Souza |
Semana De Letras – Encontros Virtuais: Projetos de Acessibilidade Da UECE durante a Pandemia |
| Sérgio Marmora |
Trajetória metodológica: ensino de Libras para instrutores/professores surdos |
| Shayane Tayana e Yanna Barbara |
Pernambucana professora surda: Experiência com a comunidade surda de Campina Grande/ PB / A perspectiva da poetisa surda na comunidade surda |
| Shirley Vilhalva, Layane Rodrigues, José Carlos Oliveira, Elizandra de Lima |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Mesa Redonda V: O currículo para estudantes indígenas surdos/ Professor surdo ensinando o aluno surdo/ Sequências didáticas no ensino de PSLS: a organização do currículo |
| Shirley Vilhalva, Verônica Louro, Suzana Alves e Sheila Martins |
Educação Bilíngue de Surdos |
| Silas |
Técnicas básicas, adaptações e seus usos em vídeos para intérpretes e professores de Libras home office |
| Simone Lorena |
Consultoria de textos em português como segunda língua de surdos na pós-graduação – Parte 1
Consultoria de textos em português como segunda língua de surdos na pós-graduação – Parte 2 |
| Simone Patrícia e Michel Marques |
Protagonismo surdo acadêmico |
| Sônia Marta de Oliveira e Walessom Gomes da Silva |
Webnário: diversidades – Educação bilíngue de surdos e o PNEE/ Educação Social e Direitos Humanos |
| Sônia Marta Oliveira |
Práticas de alfabetização e letramento para alunos surdos |
| Sueli Ramalho e Rimar Ramalho |
Desafios para a educação dos surdos na atualidade |
| Suzana Santos Rebelo |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Contributos e desafios presentes nas práticas de ensino de português como segunda língua para estudantes surdos matriculados no Instituto Jacob Rodrigues Pereira em Lisboa – Portugal |
| Tales Douglas, Ilda Ribeiro, Crisiane Batti |
O trabalho de educação desenvolvido pela Semesp |
| Talita Nunes |
Experiência na escola bilíngue |
| Talita Soares Freire |
Live |
| Tassia Borges |
Tenho alun@s surd@s na minha sala! E agora? |
| Tatiana Quites |
A interação entre crianças surdas e ouvintes no contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Tatiane Folchini, Aline Nunes de Sousa, Bruna Crescêncio Neves, Roberta Cantarela |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior. Mesa redonda “Ensino de PSLS no Ensino Médio: reflexões sobre a elaboração colaborativa de um currículo” |
| Tatiane da Silva Campos |
Orientações e estratégias no processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos |
| Thais White |
LIBRAS e a Inclusão Aluno Surdo no Cotidiano Escolar |
| Vanessa Martins |
Foucault e a educação de surdos: do governo das diferenças à potência da vida surda na escola |
| Vanessa Martins, Guilherme Nichols, Lilian Nascimento, João Pedro Nascimento, Mariana Campos |
Roda de conversa com a equipe do #CasaLibras – Mesa 1 – Educação de surdos e ações na pandemia do COVID-19 |
| Vanessa Martins e Bianca Pontin |
II Seminário Nacional de Domínios em Libras – Por uma educação em Libras para surdos: luta “ainda” necessária?/ Surdez pós-moderna |
| Vanessa Martins e Cristina Lacerda |
Educação de surdos e portugues como L2/ Educação Bilíngue no Brasil e os cursos de formação dos profissionais da área |
| Vanessa Paula Rizotto e Caren Simone Costa |
A leitura e a escrita do aluno surdo |
| Vanessa Paula Rizzotto, Marcos Alexandre Marquioto e Janaína Kosztrzepa |
Relato da experiência sobre ser surdo e a importância da educação bilíngue |
| Vários |
Aprenda sinais internacionais – Parte 1
Aprenda sinais internacionais – Parte 2 |
| Vários |
Diálogo sobre a Nova Política Nacional de Educação Especial |
| Vários |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Sessão de videopôsteres |
| Vários |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Mesa Redonda IV |
| Veridiane Ribeiro e Fatima Souza |
Experiências em alfabetização de crianças surdas: da teoria ao chão de sala de aula |
| Vinícius Schaefer, Catharine Moreira, James Ramos, Monny |
O impacto da Libras na educação |
| Walker de Souza |
Cursos para Surdos – Parte 1
Cursos para Surdos – Parte 2 |
| Wendel Mel e Magno Prates |
Unir Azul. Palestras: História de educação de surdos no Brasil/ Movimentos surdos e Política Linguística para LS |
| Wercellz e Gisele Rangel |
Bate papo com professores surdes: Geografia |
| Wilson Miranda e Gládis Perlin |
Diálogo com surdos pesquisadores: produções surdas na UFRGS (1998-2020) |
| Zanubia Dada |
Experiência de Matemática em Libras e adaptação dos materiais |
| Zena Martins, Crisiane Batti, Ilda Peliz, Marcia Abrahão, Rozana Naves, Antonio Abreu, Cesar Nunes, Iury Moraes |
I Congresso Internacional sobre o ensino de português como segunda língua para surdos: o currículo da educação básica e do ensino superior – Cerimônia de abertura |